Dicas para escolher seu Tênis de Basquete

A escolha do tênis para a prática do basquete é de grande importância para qualquer atleta, seja amador ou profissional

Para escolher o calçado mais adequado, devem-se levar em consideração os seguintes fatores: 

  • O tipo de quadra (Piso)
  • A posição/Estilo de jogo

O tipo de quadra (Piso)

O basquete pode ser praticado em dois tipos de quadras:

A Indoor – Geralmente ambientes fechados, com piso com pisos sintéticos ou taqueadas.

O tênis específico para indoor possui um material mais macio e de maior aderência (grip), otimizando a movimentação do atleta dentro de quadra, oferecendo leveza, flexibilidade e amortecimento de impactos

(TÊNIS LI-NING 937 REBIRTH)

A Outdoor – Geralmente ambientes externos com piso de concreto, arenas de 3x3 ou até mesmo na Rua.

(TÊNIS PEAK LOU WILLIAMS)

O tênis específico para outdoor é mais firme, estável e robusto. Sendo empregado, materiais de maior resistência, ter reforços extras e, apoios modificados e tiras tipo velcro. Esse tipo de tênis possui solados com ótima aderência (grip), porém a durabilidade é maior do que nos tênis para basquete indoor.

Posição/Estilo de Jogo

 Armadores

Os armadores são os jogadores de maior habilidade e velocidade, já que nesta posição é necessário maior mobilidade e bom controle da bola. As principais características deste jogador são: distribuição do jogo, velocidade, flexibilidade, grande capacidade de resposta dentro do jogo. Os tênis mais adequados oferecem uma sola com o perfil mais fino e flexível, aumentando a capacidade de resposta. É comum os armadores optarem por tênis de cano curto, que possibilitam maior liberdade nos movimentos.

(TÊNIS DE BASQUETE DWYANE WADE)

 

Alas

Os Alas jogam pelas laterais da quadra, com o papel de auxiliar na defesa marcar pontos, tanto dentro ou fora do perímetro. Estes atletas são beneficiados ao utilizarem tênis com que ofereça bom amortecimento, estabilidade, segurança, mas que não atrapalhe na sua movimentação, geralmente sendo de cano curto ou médio.

(NIKE KYRIE IRVING V - SPONGEBOB PATRICK STAR)

Pivôs

Os Pivôs são, na maioria das vezes, os mais altos e fortes, os atletas nessa posição tem que defender o garrafão, obtendo rebotes defensivos e ofensivos e atacar próximo do aro.  Como o Pivô salta muito defendendo e atacando, esses atletas devem optar por tênis que apresentam maior estabilidade, amortecimento de impactos e apoio extra, sendo geralmente de cano alto.

(TÊNIS DE BASQUETE RAZOR)

 

Estilo de Jogo

Apesar de existirem características nos tênis de basquete, destinados para cada posição em quadra, isso vai do atleta escolher o que melhor lhe atende. Pois um ala pode optar em maior segurança com um tênis de cano alto, ou um pivô pode optar em um tênis com cano curto, isso pode variar de atleta para atleta.

Exemplo:

Giannis Antetokounmpo apesar dos seus 2,11m sempre optou por tênis de cano médios ou curtos.

Orientações:

Estudos mostram que as forças de impactos no basquetebol podem ultrapassar até 10 vezes o peso corporal do praticante. Então ao comprar seus tênis, experimente-o com o mesmo tipo de meia, tornozeleira ou atadura que irá utilizar durante o jogo. Assim você poderá escolher seus novos tênis sem erro!!

Deixe seu Comentário

Todos os comentários passam por aprovação